Uma pele normal é uma pele equilibrada, ou seja, a pele não é nem muito oleosa nem muito seca!
Apresenta poros finos, sem/com poucas imperfeições, tem uma textura macia e lisa, rosada, mas sem vermelhidão, e não é demasiado sensível.
A zona T (testa, queixo e nariz) pode ser um pouco mais oleosa, mas o sebo global e a humidade são equilibrados.
É uma pele que tende a mudar pouco ao longo do ano, mas que tem tendência a tornar-se seca com a idade.
Uma pele seca é uma pele em que há uma menor produção de gordura (ou sebo) e que, consequentemente, é mais desidratada e desprotegida. De facto, os lípidos são necessários para reter a hidratação da pele, promovendo uma barreira cutânea saudável. Nestas condições, há falta de lípidos essenciais como ceramidas, ácidos gordos e colesterol o que vai desregular a barreira cutânea.
De uma forma geral, uma pele seca é uma pele que repuxa, áspera, pouco elástica e com aspecto baço. Eventualmente, se não for tratada corretamente, pode apresentar descamação e prurido, bem como tendência a vermelhidão.
Uma pele oleosa é uma pele que apresenta um aumento da produção de gordura. É o tipo de pele mais influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos, como o stress, desregulações hormonais, medicação e mesmo cosméticos comedogénicos (com tendência a causar irritação e “entupimento” dos poros). É, habitualmente, uma pele em que os poros estão dilatados e são claramente visíveis, com tendência a brilhos, a formar pontos brancos e pontos negros assim como acne.
Na pele mista, há, também, uma desregulação da produção de gordura, fazendo com que a pele varie de oleosa a seca, no mesmo rosto. A zona T – que pode variar de uma zona estreita a uma zona mais alargada – apresenta um excesso de produção de gordura enquanto a pele das bochechas é seca e, muitas vezes irritada.
Copyright © 2024 the Skincare - Todos os direitos reservados.
Fornecido pela GoDaddy